Dia 11 de setembro de 2001, por volta das 9h da manhã, horário de Brasília. Quem já passou dos 25 anos se recorda como se fosse ontem, onde estava e o que estava fazendo exatamente nesse dia.
“Hoje, dia 11 de setembro de 2001, a história ficará marcada como o início da terceira guerra mundial.”
Foi assim que minha mãe transmitiu o recém ocorrido fato dentro de casa.
Era mais um dia normal, que deveria transcorrer como qualquer outro. Algumas pessoas estavam na escola, outras se preparando par ir ao trabalho e haviam aquelas que já estavam exercendo suas tarefas cotidianas.
Muito antes do advento da internet, do acesso ilimitado aos celulares e de qualquer fonte de informação que não fosse jornalística, as notícias trafegavam através de rádio, televisão e o famoso “boca a boca”.
Na manhã daquela terça feira, 19 terroristas que respondiam pela Al Qaeda, grupo de Osama Bin Laden, sequestraram 4 aviões comerciais com o objetivo não era a destruição dos EUA, mas que se tornassem conhecidos, respeitados e temidos, uma vez que o ocorrido mobilizou o planeta todo e se tornou o maior e mais bem planejado ataque terrorista da história daquele país, que é uma das nações mais fortes do mundo.
Os 4 aviões comerciais tinham como passageiros, em sua maioria, cidadãos civis de cerca de 70 países e o número de mortes beirou quase 3 mil pessoas, entre eles, os 19 terroristas.
As primeiras 2 aeronaves colidiram contra as torres gêmeas, conhecidas naquela época por abrigar um dos maiores centros financeiros das Américas. O World Trade Center sediava bancos, restaurantes, um hotel e inclusive, em alguns andares, funcionavam órgãos do governo. Atingir as torres era de suma importância para os terroristas e teria um impacto financeiro avassalador para os EUA.
Quando o terceiro avião decolou de Washington com destino a Los Angeles, os terroristas o chocaram contra o Pentágono, prédio onde estava localizado o Departamento de Defesa dos EUA.
Já a quarta aeronave, que deveria colidir contra o Capitólio, centro do poder Legislativo norte americano, entretanto, os passageiros se rebelaram contra os terroristas e, na tentativa de se salvarem, lançaram o avião em uma área rural da Pensilvânia.
Todas as 93 pessoas a bordo perderam suas vidas imediatamente após o avião cair no solo.
Foram os ataques mais bem coordenados da história e que, até hoje, gera diversas teorias da conspiração e boatos sobre a colaboração do então presidente George W. Bush, que liderava o mundo livre naquela época.
Após a data de 11 de setembro, as normas de segurança em aeroportos e ruas nos EUA mudaram completamente, a rigidez cresceu consideravelmente e as portas fronteiriças restringiram muitas pessoas do Oriente Médio.
Osama Bin Laden, que assumiu a autoria pelos ataques terroristas de 11 de setembro, foi morto por soldados dos EUA em 2 de maio de 2011, quase 10 anos após o crime cometido contra a nação norte americana.
#vidaerin #vidazurich #vidaproduz #11desetembro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja gentil, sou sensível!